foto1

Durante a Farm Progress Show, uma das maiores feiras agrícolas dos Estados Unidos, realizada em Boone, Iowa, a Case IH apresentou seu primeiro trator conceito autônomo. Baseado no Magnum, o veículo não tem cabine e pode funcionar autonomamente, trabalhando ainda em conjunto com uma grande variedade de implementos.

“Enquanto hoje oferecemos piloto automático e telemetria em nossos equipamentos, para o gerenciamento remoto de máquinas e funcionários, esse conceito de trator autônomo oferecerá aos nossos clientes ainda mais eficiência operacional para tarefas como preparo do solo, plantio, pulverização e colheita”, disse o presidente mundial da Case IH, Andreas Klauser.

foto2

A equipe de Engenharia de Inovação e desenvolvimento de produto da Case IH  escolheu o trator Magnum como base para o conceito autônomo, mas com estilo repaginado. O veículo foi construído para uma interface completamente interativa, permitindo o monitoramento remoto das operações pré-programadas. O sistema a bordo leva automaticamente em consideração as larguras dos implementos e estabelece o percurso mais eficiente dependendo do terreno, obstruções e máquinas em uso no mesmo campo. Remotamente, o operador pode supervisionar e ajustar os caminhos e parâmetros pelo computador ou tablet.

Através do uso do radar, com reflexão, geração e telemetria de luz, e as câmeras de vídeo a bordo, o veículo pode perceber os obstáculos parados ou em movimento no seu caminho e parar sozinho até que o operador, notificado por alertas sonoros e visuais, especifique um novo percurso. O trator autônomo também parará imediatamente se o sinal do GPS ou dados de posição for perdido, ou se o botão de parada manual for pressionado. As tarefas da máquina também podem ser modificadas em tempo real pela interface remota ou avisos meteorológicos automáticos.